top of page
Circuitos Sabores

O que o mundo rural e a gastronomia têm a oferecer a nós turistas e curiosos?

Atualizado: 17 de mai.

A busca por experiências gustativas únicas e memoráveis. Essa é a definição de turismo gastronômico elaborada pela International Culinary Tourism Association.  Cada vez mais, nós, consumidores e viajantes, estamos conscientes da necessidade de colocar qualidade em nossos pratos. Mas de onde vem e como é produzido o que comemos?




Ter a oportunidade de vivenciar a cultura e os sabores de um povo, ter acesso aos métodos de produção, conhecer novas maneiras mais sustentáveis de gerar alimentos, tudo isso nos é oferecido quando participamos de viagens gastronômicas, de passeios e experiências rurais.





Os ingredientes utilizados e a maneira como uma nação se alimenta falam muito sobre sua cultura. Não é à toa que em 2010 o “repas gastronomique des français” (a maneira de se alimentar dos franceses) foi reconhecida como patrimônio imaterial pela UNESCO. Esse patrimônio é um conjunto de técnicas e saberes que homens e mulheres de grande talento, sejam eles camponeses, viticultores, artesãos da mesa, mestres queijeiros ou cozinheiros detêm. No caso da França esse patrimônio coloca em evidencia dois traços da cultura do país: o prazer do gosto e o bem estar juntos.




Mas não são apenas os franceses que gostam de comer bem, fazer amigos, passar momentos descontraídos à mesa, aprender coisas novas. Muitos de nós também. E é para esses amantes de uma boa mesa, de um bom vinho, de cantinhos especiais que o turismo gastronômico e o turismo rural ou agroturismo (um dos nichos do turismo gastronômico), assim como o enoturismo se destinam.


As possibilidades são várias: pode-se experimentar uma culinária regional, participar de festivais ou aprender sobre a cultura ou a fabricação de um produto. Várias atrações que valorizam a vida no campo e que mobilizam a cadeia de serviços da comunidade local. Além de permitir ao turista estabelecer uma conexão com a história, a cultura e com a comunidade.




 

Num mundo pós pandemia, as pessoas estão dando cada vez mais valor às experiências ao ar livre, mostrando-se mais preocupadas com a qualidade, a origem e o modo de preparo de seus alimentos e buscando destinos onde possam provar sabores próprios de uma região ou de um pais. Essa tendência não é apenas brasileira, mas também internacional e vem impulsionando essas modalidades turísticas que apresentam taxas de crescimento significativas.

 

Se você se encaixa nesse perfil de turismo, fique atento às experiências gastronômicas que se apresentam perto de você. Participe de feirinhas de produtores, de festivais, visite pequenos produtores, valorize sua produção. Descubra o prazer de se conectar à terra, a origem do que comemos.




 

E siga-nos nas redes sociais !

 

Mostre-me o que comes e por onda passeias e te direi quem és!

97 visualizações1 comentário

1 Comment


Unknown member
Mar 13

Delícia de leitura. Leve e fluida.

Like
bottom of page