Por que o chocolate é um dos presentes mais comercializados no Dia dos Namorados?
Sinônimo de prazer e de compartilhamento, assim como um casal, o chocolate transformou-se no melhor ingrediente para comemorar a data. Oferecer uma caixa de chocolates é um gesto que demonstra afeição, uma maneira atemporal de declarar seu amor.
Esta delicia vem despertando os sentidos e cativando corações há séculos. Sua ligação com o amor vem de longe, do lugar onde os conquistadores descobriram a existência e as virtudes da bebida, o «Xocoatl». Vem das civilizações pré-colombianas, Mayas e Aztecas, onde era considerado uma bebida divina com propriedades afrodisíacas.
Os astecas pensavam que o chocolate melhorava a paixão e o êxtase amoroso. Diz a lenda que o imperador Montezuma consumia 50 xícaras por dia antes de visitar seu harém.
Nos casamentos Maias os futuros esposos deviam beber essa bebida durante a cerimônia para assegurar uma futura relação cheia de paixão e desejo.
Com toda essa simbologia de romance, é claro que o cinema já se apropriou dessa magia para produzir grandes filmes. Associado ao morango (seu maior companheiro no imaginário sensual coletivo) ou ao champagne, esteve presente em várias cenas e histórias memoráveis.
Filmes que se transformaram em clássicos como 9 ½ Semanas de Amor de 1986 com Mickey Rourke e Kim Bassinger, Chocolate de 2000 com Juliette Binoche e Jhonny Depp, ou mais recentes como o Love, Romance e Chocolate (2019) com Will Kemp e Lacey Chabert, nunca serão esquecidos.
Em Chocolate, a atriz francesa chega sozinha com sua filha em uma pequena cidade e abre uma chocolateria onde fabrica bombons misturados a especiarias que curam os males dos moradores, incluindo, claro os males de amor. Para quem não assistiu, vale muito a pena.
Além de seu significado simbólico o chocolate contém mais de 300 substancias químicas tais como teobromina, cafeína e a feniletilamina, também conhecida como molécula do amor que estimula a liberação da dopamina no cérebro favorecendo os sentimentos de bem estar e euforia, despertando os sentidos e criando uma atmosfera propícia ao romance.
Resumindo, o chocolate é bem mais que uma simples gulodice, é um símbolo de momentos especiais e prazeres compartilhados, um grande aliado do amor e um fiel companheiro dos momentos românticos.
Oferecer e ganhar chocolate, degustar juntos e ter seus sentidos despertados. Que melhor presente para um dia tão especial ?
Feliz Dia dos Namorados !
Comments