A chandeleur, ou festa das velas (das candeias) é celebrada, com muito crepe, todos os anos na França 40 dias após o Natal, ou seja, dia 02 de fevereiro.
Como muitas festas religiosas, trata-se de uma festa de origem pagã que a igreja católica incorporou a seu calendário. Teria sido o papa Gelasio I, no século V quem institui uma procissão com velas todo dia 02 de fevereiro para rememorar a Apresentação do Menino Jesus no Templo, quarenta dias após o seu nascimento. Nesse dia também se comemora Nossa Senhora das Candeias, da Luz, da Purificação ou da Candelária - todos estes títulos designam a mesma Nossa Senhora -, tem sua história e vínculo a partir da purificação de Nossa Senhora.
Originariamente a “chandeleur” marca o momento em que os dias começam a se alongar (no hemisfério norte). Festejava-se então o retorno da luz, caminhando a luz de velas, depois colocando velas nas casas e, finalmente, comendo crepes !
Mas Por que crepes ?
Inicialmente por causa de seu formato que simboliza o disco solar e a iluminação. Depois porque utilizavam poucos ingredientes e eram realizadas com a farinha do ano precedente. Enquanto festa pagã, aproveitava-se a ocasião para se comemorar a colheita anterior.
Ao serem viradas no momento do preparo, desejava-se prosperidade e abundancia para as próximas colheitas. Hoje simplesmente prosperidade para nossas vidas.
Na França, país das crepes, todo dia 02 de fevereiro milhares de crepes são vendidas nas confeitarias e produzidas em casa. 25% das vendas anuais de massa para crepe são realizadas nesta época.
Se você for um amante do doce, inclua esse feriado, faça sua crepe, faça um pedido para desejar fartura em sua vida e chame os amigos para degustar. Afinal, ter amigos já é um lindo sinal de prosperidade.
Que delícia que deve ser esse momento. Amei!!